Saúde Mental
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
Saúde mental é um termo muito usado atualmente, eu me interesso muito por este tema porque ele vem de encontro com a Auto-educação que eu sempre busco exercitar, portanto estou sempre pesquisando sobre o assunto e gosto muito de ler um livro, que me encanta e neste texto aqui eu apresento alguns recortes do livro SAÚDE do Espirito Miramez, psicografado pelo médium João Nunes Maia que diz o seguinte:
" A alegria afrouxa os nervos e tonifica as correntes de vida que visitam os centros de força: harmoniza os corpos e purifica o ambiente em que respiras.", (p.48).
Para ser franca eu não sou muito dada a risos fáceis, levo sempre a vida de forma muito séria, mas como Deus não faz nada sem equilíbrio e harmonia me deu um companheiro de Jornada que vive rindo e sempre me provoca os risos, que afrouxam os meus nervos, admiro muito quem tem a facilidade de rir de tudo, infelizmente alguns riem dos outros e de sua mazelas, contudo este tipo de riso me deixa francamente irada.
A alegria verdadeira deve sair do interior de nossa alma, de um espírito de gratidão pelas inúmeras bençãos que Deus coloca em nossas vidas e muitas vezes estamos tão perturbados na busca de manter tudo sob controle que perdemos a leveza e não observamos a beleza que está nas coisas simples da vida.
Graças ao bom Deus e a doutrina espirita eu aprendi que não temos controle de tudo, somente podemos ter domínio em nosso espaço íntimo e isso já é uma bem difícil, aprender a conhecer o nosso íntimo e a reconhecer nossas emoções é tarefa para uma vida.
O fato de ter riso fácil, não significa estar feliz, rir e sorrir é uma escolha, e podemos começar exercitando racionalmente em nossa vida o hábito de sorrir.
Quando estamos interagindo podemos dar um sorriso antes de iniciar uma conversa por mais simples que seja, olhar nos olhos e sorrir já é um bom começo, para harmonizar a interação.
Palavras simples como um, "bom dia" ou um simples "Oi", acompanhadas de um sorriso e um olhar com forte desejo de acolher o nosso próximo, já é um bom começo, toda mudança exige prática.
A auto-educação exige a prática de exercício diário da gentileza, independente do que o outro vai pensar eu decidi ser gentil, o que o outro vai fazer com isso é problema dele, eu não tenho controle sobre isso, optei por ser gentil por livre escolha, dou meu sorriso por decisão minha, não estou trocando estou doando e ao mesmo tempo, me auto-educando, percebeu a diferença, doar é diferente de trocar, se você disser bom dia e a pessoa não retribuir é problema dela, você doou um forte desejo que aquela pessoa tenha um ótimo dia, se ela não retribuir seu bom dia, não há problema algum porque o seu dia já está bom, porque você quer que ele seja bom, todos os acontecimentos do dia serão desafios a serem resolvidos, e não tragédias, quem decide isso é você, depende da sua escolha.
O poder da alegria muito nos ajudará, quando aprendermos a dominar esse dom divino colocado por Deus dentro dos nosso corações.
"Jamais poderá haver felicidade sem Alegria"
Lembre-se:
Quando você receber um limão faça uma limonada.
Isso significa não se desespere pense o que posso fazer com este limão?
Quais ingredientes posso usar para melhor isso, se você não gostar de limonada use para temperar uma salada, fazer uma limonada, temperar, reclamar e lamentar, a escolha sempre será sua, deixar a frustração tomar conta de suas emoções e acabar com seu dia, porque esperava uma laranja.
Um grande psicólogo disse que a mais espantosa características das criaturas humanas é o seu poder de transformar em grande as pequenas coisas.
Use seus taletos para fazer o melhor com o que a vida apresentar para você.
Agora vale a pena aprender um pouco com Anete Guimarães, uma professora que eu admiro muito, eu busco a saúde mental, estou sempre lendo e estudando sobre o assunto encontrei este vídeo dela e compartilho com vocês, Anete Guimarães é uma professora que eu admiro muito, devido a qualidade de suas palestras, que vão além de uma bela exposição para nos presentear com uma aula com conteúdo valiosíssimo atemporal.